Notícias

Campos de Demonstração Vinha da Bayer CropScience

27/08/2014
Campos de Demonstração Vinha da Bayer CropScience

Realizaram-se entre 17 de Julho e 5 de Agosto vários "Dias de Campo" reunindo cerca de 150 viticultores para partilha de experiências e discussão sobre as vicissitudes da actual Campanha Vitícola.



Foi o culminar dum trabalho realizado em várias regiões, nos diferentes Campos de Demonstração levados a cabo de Norte a Sul do País. Diferentes castas, diferentes "terroirs", diferentes adversidades mas uma igual eficácia da Gama Bayer nas diferentes regiões. Destacamos os "Dias de Campo" realizados na Estação Vitivinícola da Bairrada (Anadia), no Centro de Estudos Vitivinícolas do Dão (Nelas) e na Quinta da Costa (Mouquim).

Depois dum Inverno com forte precipitação potenciadora duma maturação rápida dos oósporos e de um elevado míldio potencial, a Primavera, ao contrário do Inverno, não entrou tão chuvosa o que conduziu a que as contaminações primárias tardassem a aparecer. A excepção foi a sub-região do Baixo- Corgo, no Douro, onde pelo avanço fenológico e apesar das temperaturas baixas, ocorreram infecções primárias no início de Abril. Aí, alguns viticultores que não optaram por uma estratégia preventiva registaram, em alguns casos, prejuízos não negligenciáveis e alguma dificuldade em parar as infecções. Contudo, o míldio, em termos gerais, viria a causar prejuízos mais tarde, entre o final de Maio e Julho, surpreendendo muitos viticultores com ataques severos nas folhas e rot-brun (míldio tardio) nos cachos. A floração, regra geral, ocorreu com temperaturas relativamente baixas mas com humidade pelo que as condições foram favoráveis à infecção de Botrytis. Nesse sentido, dependendo das condições até à vindima e nas regiões de maior susceptibilidade, são de esperar eventuais registos de podridão no cacho.

Nesta Campanha a cigarrinha dourada voltou a obrigar à protecção obrigatória nas regiões em que já é presença habitual. Começa-se a verificar no campo uma tomada de consciência por parte dos viticultores da necessidade de agir firmemente contra esta praga que poderá colocar sérios riscos à vitivinicultura nacional pelo que é fundamental circunscreve-la às regiões onde já está presente e reduzir a sua incidência. O Decis, mais uma vez, demonstrou ser uma solução insecticida à altura para o controlo desta praga.

A Bayer conta com um portfólio que permite controlar com eficácia a generalidade dos problemas que afectam a cultura da vinha, sustentado em diferentes famílias químicas, logo, que permite gizar estratégias de alternância de diferentes modos de acção potenciadoras duma mitigação do risco de aparecimento de resistências.

Em linha com produtos de inovação anteriormente existentes no portfólio da Bayer, como os Melody’s, o Profiler, o Serenade Max ou o Flint Max, entre outros, a Bayer lançou este ano uma nova família de fungicidas, a família Luna, com base na nova inovadora substância activa – o fluopirame - constituída por um poderoso anti-oídio, o Luna Experience, e o Luna Privilege, um novo padrão no combate simultâneo da Botrytis e oídio da vinha. Para além da eficácia, a família Luna demarca-se pelo facto de estender a vitalidade das colheitas - Luna é vital!

Não menos importante foi o lançamento do novo insecticida Movento OTEQ. Este insecticida tem o espirotetramato como substância activa. Na vinha controla a cochonilha com base num novo modo de acção e de movimentação na planta já que é o primeiro insecticida a apresentar sistemia simultaneamente ascendente e descendente.

Com estas novas soluções, fruto da investigação duma vasta equipa de cientistas, a Bayer reforça o seu portfólio e disponibiliza a mais completa e diversificada gama a protecção da vinha.

Campos de Demonstração Vinha da Bayer CropScience