Notícias

Musketeer, olival sem infestantes por mais tempo!

03/11/2014, Engº Avelino Balsinhas (Marketing BCS)
Musketeer,   olival sem infestantes por mais tempo!

Novo herbicida resultante da inovação da BayerCropScience, que graças às suas duas substâncias activas, permite manter o seu olival limpo de infestantes.

Musketeer é o novo herbicida resultante da inovação da Bayer CropScience, que graças às suas duas substâncias activas, permite manter o seu olival limpo de infestantes, tanto gramíneas como dicotiledóneas. Adicionalmente, oferece um controlo superior e duradouro da Conyza spp., com flexibilidade de aplicação.

Musketeer é uma dispersão em óleo (OD) que contem 150 g/L de Diflufenicão e 10 g/L de Iodosulfurão-metil-sódio. Esta inovadora combinação torna-o único na cultura.

MODO DE ACÇÃO

O iodosulfurão-metil-sódio actua por inibição da acetolactato sintetase (ALS) e é um herbicida sistémico que é absorbido pelas raízes e folhas, e posteriormente transloca-se até aos meristemas das plantas. À inibição do desenvolvimento da planta infestante, segue-se uma necrose, inicialmente apical e depois basal. A actividade manifesta-se por um amarelecimento das folhas e morte das plantas infestantes sensíveis.

O diflufenicão forma uma película contínua e resistente à lixiviação na superfície do solo.

À medida as infestantes germinam, atravessam esta película e absorvem a substância activa pelo hipocótilo e transportam-na até aos tecidos apicais, impedindo a biossíntese de carotenóides, provocando uma clorose nos novos rebentos e finalmente uma dessecação total da plântula imediatamente após a emergência. Adicionalmente, existe uma acção de contacto sobre as gemas e folhas jovens que estão expostas à pulverização.

ESPECTRO DE ACÇÃO

Musketeer é um herbicida que controla as principais infestantes mono e dicotiledóneas, com uma eficácia superior no controlo de Conyza spp. mantendo o terreno limpo de infestantes por mais tempo.

As suas duas substâncias activas com modos de acção complementares convertem-no numa ferramenta essencial para os programas de gestão integrada do controlo das infestantes reduzindo a probabilidade de desenvolvimento de resistências.

RECOMENDAÇÕES DE USO

► Controla as principais infestantes do olival, incluindo Conyza spp.
►Sistémico com grande persistência de acção.
►Excelente compatibilidade com os herbicidas mais usados. ►Flexibilidade de uso: pré-emergência ou pós-emergência precoce.
►Totalmente selectivo para a cultura.
►Essencial na gestão integrada da flora infestante.