Notícias

Monsoon Active: o herbicida que sempre desejou!

22/05/2015, Samuel Gil - Gestor Culturas Extensivas BCS Ibéria
Monsoon Active: o herbicida que sempre desejou!

O novo herbicida de Bayer para a cultura de milho!


Monsoon® Active inclui na sua composição uma nova matéria activa tiencarbazona, novo ingrediente activo pertencente ao grupo dos herbicidas inibidores da acetolactato sintase (ALS). É eficaz num amplo espectro de infestantes.

Monsoon® Active aplica-se em pós-emergência da cultura de milho para o controlo de infestantes gramíneas, anuais e perenes, e dicotiledóneas. É composto por três ingredientes activos: tiencarbazona-metilo, foramsulfurão-sódio e ciprosulfamida. Tiencarbazona e foramsulfurão-sódio são ingredientes activos herbicidas, enquanto que a ciprosulfamida é um protector que assegura a selectividade para a cultura sem afectar a eficácia herbicida.

Monsoon® Active está formulado como uma dispersão em óleo (OD), com um potente sistema adjuvante que favorece a actividade dos ingredientes activos e o melhor controlo de acidentes.

Monsoon® Active é um produto sistémico, os seus componentes são absorvidos rapidamente (normalmente num máximo de 2 horas) e são translocados a través de xilema e floema, provocando a paragem imediata do crescimento das infestantes em 1-3 dias, o que é seguido por cloroses e necroses durante os seguintes dias; seguindo-se da morte das plantas entre 1 e 3 semanas depois da
aplicação.

Devido à acção da tiencarbazona, o aparecimento de novas
Infestantes daninhas é bloqueado durante várias semanas, dependendo do tipo de solo e da humidade. O protector ciprosulfamida, actua favorecendo a degradação dos princípios activos herbicidas na cultura.

Recomenda-se a aplicação de Monsoon® Active entre os estados de 2 e 6 folhas do milho. A dose recomendada é 1,5-2 l/ha, aconselhando-se o uso da dose maior para o controlo de Infestantes daninhas perenes, assim como em situações de alta pressão de ervas e quando estas têm maior desenvolvimento.

Monsoon® Active é eficaz num amplo espectro de infestantes gramíneas e dicotiledóneas (como por exemplo: Echinocloa sp,Panicum sp, Setaria sp, Sorghum sp, Abutilon sp, Amarantus sp, Datura sp, Poligonum sp, , Solanum sp, Xantium sp, etc) e além disso mostra uma eficácia limitativa sobre Cyperus sp.

Monsoon® Active é selectivo para o milho às doses de registo e no momento de aplicação recomendado. Diversos ensaios realizados demonstram que é seguro para a cultura, reflectindo favoravelmente na colheita obtida.

O uso de Monsoon® Active de acordo com as instruções da etiqueta é seguro para o utilizador e para o meio ambiente.

Monsoon® Active, proporciona, sem dúvida, diversos benefícios ao agricultor:

◘ Novo herbicida de milho para uso em pós-emergência;

◘ Incorpora um novo ingrediente activo, a tiencarbazona, de amplo espectro, alta eficácia e persistência para o controlo de novas emergências;

◘ Solução segura, fiável e consistente para o agricultor;

◘ Cómodo e de fácil gestão;

◘ Seguro para o utilizador e para o meio ambiente.



Faça o download das ÉPOCAS DE TRAMENTO EM MILHO.