Notícias

Fóruns Bayvitis 2015

27/05/2015
Fóruns Bayvitis 2015
(esq.) Eng. Manuel Botelho; Prof. Rogério Castro; Eng.Amândio Cruz.

Lançamento do Manual de Sistemas de Condução da Vinha


O Clube Bayvitis lançou, durante a realização dos Fóruns Bayvitis 2015, nos passados dias 27 de em Évora e 29 de Abril na Régua, o novo MANUAL DE SISTEMAS DE CONDUÇÃO DA VINHA

Este novo manual, exclusivo para membros do Clube Bayvitis, pretende ser uma referência pedagógica na área dos sistemas de condução da vinha, contribuindo para a melhoria das práticas de condução da cultura, para o aumento da produtividade e do rendimento dos viticultores e para o desenvolvimento sustentado do sector vitivinícola em Portugal.

Com a coordenação do Prof. Rogério Castro e a colaboração de dois dos maiores especialistas nacionais na área da viticultura, os engº Amândio Cruz e engº Manuel Botelho, este Manual de Sistemas de Condução da Vinha, aborda de forma sistemática e detalhada áreas que abrangem a história dos sistemas de condução, as bases de funcionamento da videira e da vinha, geometria de plantação, sistemas de poda, estrutura e arquitectura da vegetação, intervenções em verde, entre – outras.

O lançamento deste novo Manual enquadra-se na cultura do clube Bayvitis de produção e edição de conteúdos técnicos relevantes para os membros do clube, do qual um dos exemplos mais ilustrativos foi o lançamento em 2010 do Manual Bayvitis: A Fitossanidade da Videira, que vai já na segunda edição.

A apresentação do Manual realizou-se durante os Fóruns Bayvitis 2015, no Alentejo e no Douro, duas das mais importantes regiões vitivinícolas nacionais, onde estiveram presentes mais de 300 membros do clube e que contou com a presença como palestrantes dos autores: Prof. Rogério Castro, Eng.º Amândio Cruz e Eng.º Manuel Botelho.

A abertura dos Fóruns Bayvitis 2015 foi efectuada pelos engºs Luis Antunes (BCS) e Isidoro Paiva (BCS) que abordaram a cultura de inovação da empresa e do clube Bayvitis. Cultura de inovação bem presente nas apresentações sobre as soluções em Produtos e Serviços da BCS.

Neste enquadramento o Eng.º João Vila Maior (BCS) abordou as principais soluções para a cultura da Vinha, onde se destacaram os fungicidas: Luna Experience, Luna Privilege, Flint Max, Profiler, Melody Super, o insecticida Movento Oteq ou a inovadora APP: Vitiplan; a Engª Maria Carmo Romeiras (BCS) apresentou o novo sistema de tratamentos de efluentes para a exploração agrícola desenvolvido em Portugal, numa parceria entre a BCS e a Tomix: Bayer Phytobac e o Engº Andrés Cuesta (Agrisat) abordou a nova plataforma de acesso a sequências temporais de imagem de satélite para a melhoria da gestão agronómica na vinha: Bayer Teledetecção.





O Clube Bayvitis é um clube vitivinícola destinado a vitinicultores ou empresas ligadas ao sector vitivinícola em Portugal. Este clube tem como missão contribuir para o desenvolvimento sustentado do sector através da promoção de boas práticas agrícolas, que permitam a protecção do nosso património vitivinícola do ambiente e do rendimento dos vitinicultores.

Fóruns Bayvitis 2015
Fóruns Bayvitis 2015