Notícias

Bayer Phytobac

28/05/2015
Bayer Phytobac

Sistema de tratamento de efluentes para a exploração agrícola - uma parceria com a TOMIX, disponível para parceiros Bayvitis a partir do 2ºsemestre de 2015. É mais um contributo Bayer para uma agricultura sustentável.



A água é um bem precioso e um dos principais recursos da Agricultura. A gestão responsável e sustentável deste recurso é uma das peças chaves da agricultura sustentável.
Os produtos fitofarmacêuticos podem representar um risco de
poluição para a água e solo. Uma das principais fontes de entrada no ambiente dos produtos são as de origem pontual, i.e. relacionadas com a sua manipulação e utilização, e que na maioria das situações poderiam ser evitadas pelo cumprimento das boas práticas agrícolas.

Os produtos fitofarmacêuticos estão sujeitos a uma legislação específica e rigorosa para obtenção de uma autorização de venda em qualquer Estado Membro da União Europeia (Regulamento 1107/2009), e mais recentemente a legislação que regula a venda, distribuição e aplicação, estabelecendo o quadro legal de utilização sustentável dos produtos (Lei 26/2013 de 11 abril de 2013).

Mesmo que se siga as boas praticas recomendadas, de qualquer fase da manipulação e aplicação dos produtos fitofarmacêuticos pode resultar um efluente potencialmente contaminado e que poderá representar um risco para o Homem e Ambiente. A gestão dos efluentes na exploração agrícola é um gesto responsável determinante na Agricultura sustentável e protecção da água.

O agricultor tem hoje um conjunto de exigências legais (lei 26-2003) e voluntárias (certificações diversas ex. Global Gap) relativas à gestão de efluente fitossanitário na exploração agrícola.

Uma exploração Vitivinícola de dimensão média pode gerar cerca de 8000 litros anuais de efluente, o desafio com que actualmente se deparam os viticultores é de Como gerir este efluente de uma forma sustentável.

A Bayer compromete-se activamente no dia-a-dia para agricultura sustentável através do fornecimento de soluções inovadoras (produtos, serviços), de um programa de stewardship proactivo assegurando a protecção do Homem e Meio Ambiente e ainda pelo estabelecimento de parcerias.
Como resultado de 20 anos de experiencia noutros paises e mais de 5 anos em Portugal, fruto de uma parceria Nacional com a TOMIX (empresa de referência na área das tecnologias e equipamentos de aplicação), passa a estar à disposição dos nossos parceiros dos BayClubes apartir da segunda metade de 2015, o Bayer PHYTOBAC, um sistema de tratamento de efluentes param a exploração agrícola.

O Bayer PHYTOBAC é um sistema pratico que recria o que
acontece naturalmente na natureza. A maioria dos produtos fitofarmacêuticos degrada-se rapidamente no solo, isto acontece pois são fonte energética dos milhões de microorganismos presentes que os utilizam como fonte de carbono. Deste processo de degradação (sobretudo aeróbia), resultam compostos simples como água, azoto, oxigénio, dióxido de carbono entre outros.

No Bayer PHYTOBAC recriamos e optimizamos as condições
naturais, de uma forma segura para Homem e Meio Ambiente.
O Bayer PHYTOBAC é composto por dois compartimentos estanques separados, um para a armazenagem dos efluentes, e o outro para degradação do efluente. A zona de degradação pode ser composta por um ou mais depósitos que contêm o substrato, onde ocorre a remoção e a degradação biológica por via microbiana dos produtos fitofarmacêuticos e seus metabolitos.

O PHYTOBAC é um sistema modular, e a sua dimensão é função do tipo de exploração agrícola e do volume anual de efluente fitossanitário. Em função da leitura da humidade do substrato feita pelas sondas e dada ao sistema, o efluente é automaticamente bombeado do depósito de armazenagem e pulverizado na zona de degradação. O sistema poderá também funcionar em modo manual.

O Bayer PHYTOBAC é um sistema muito simples, que para funcionar só necessita de ar, luz e água. A manutenção é feita pelo agricultor através de operações bem conhecidas (ex: pode ser necessário arejar o substrato, acrescentar humidade ao substrato, ou ainda adicionar matéria orgânica). Funciona todo o ano, para qualquer tipo de exploração agrícola ou cultura. Estudos científicos demonstram que o sistema é eficiente na degradação de todos os tipos de produtos fitofarmacêuticos (o tempo de degradação obviamente depende da substancia activa considerada).

Para saber qual a dimensão do PHYTOBAC BAYER necessário
para uma exploração agrícola há que ter em conta as características da exploração (condições naturais e evapotranspiração),equipamentos e as práticas agrícolas das quais resulta um volume anual e mensal de efluente fitossanitário. Com estes dados o técnico da Bayer CropScience poderá elaborar um projecto e recomendar as dimensões do Bayer PHYTOBAC.

Para o correcto funcionamento do Bayer PHYTOBAC há que
garantir a existência de infra-estruturas anexas adaptadas i.e. uma zona de preparação de caldas e enchimento e lavagem dos equipamentos de aplicação de produtos fitofarmacêuticos, que permita a recuperação e armazenamento do efluente em condições de segurança, e ainda fonte de 220V de electricidade.

Bayer PHYTOBAC vem responder às preocupações no que
respeita à preservação da qualidade da água e produção sustentável, e também às necessidades de um número crescente de agricultores e empresários agrícolas que certificam as suas explorações. Contribui para a divulgação e implementação das Boas Práticas Agrícolas no nosso País, e para a redução dos volumes de água utilizados na operação de lavagem dos equipamentos.

Muito simples de instalar, usar e manter pelo agricultor,
o Bayer PHYTOBAC permite uma gestão responsável dos efluentes fitossanitários na exploração agrícola, e perfeitamente enquadrado na paisagem agrícola.

Bayer PHYTOBAC: um contributo para viticultura sustentável!

Bayer Phytobac