Notícias

Bayer Teledetecção: imagens de satélite de parcelas!

28/05/2015
Bayer Teledetecção: imagens de satélite de parcelas!

Sequências temporais de imagens de satélite para a melhoria da gestão agronómica na vinha.



Com a plataforma Bayer Teledetecção podemos seguir, em tempo real, a evolução temporal das nossas parcelas culturais, detectar a heterogeneidade intraparcelar, comparando a informação com outras parcelas, tudo isto graças aos sistemas web-GIS que incorpora imagens e dados procedentes da Teledetecção Bayer, concretamente do sistema SPIDERwebGIS, incorporado na plataforma de serviços da Extranet Bayclubes da Bayer CropScience Portugal.

A agricultura actual deve ser competitiva, eficiente e respeitar o meio ambiente. Neste sentido deve haver um compromisso entre produção e sustentabilidade, o qual pode ser alcançado efectuando um uso eficiente e uma gestão adequada dos factores de produção.

Por outro lado, os gestores, técnicos e agricultores necessitam e procuram informação actualizada e fiável na tomada das suas decisões. A Teledeteção é uma ferramenta adequada para ajudar a alcançar estes objectivos. As tecnologias de informação territorial como o GPS, os Sistemas de Informação Geográfica e a Teledetecção, permitem aceder, gerir, analisar, tratar e disseminar a informação de forma rápida e eficiente, sendo actualmente imprescindíveis nos estudos do território e da sua gestão.

No caso concreto da aplicação da teledetecção na agricultura, existem actualmente aplicações e sistemas simples para solucionar problemas comuns do dia-a-dia dos agricultores e das suas culturas.

Através das imagens de satélite (ou de outros meios de transporte de sensores como podem ser os drones ou as avionetas) podemos obter medidas do estado da vegetação em cada momento, através de um indicador denominado NDVI, ou índice de vegetação. Este indicador está por sua vez relacionado com muitos outros parâmetros biofísicos da vegetação como a fAPAR (fracção fotossinteticamente ativa), o Kc (coeficiente de cultura), a transpiração, a produção de biomassa seca, etc.

A partir destas medições, mediante teledetecção, e posteriores estimativas, somos capazes, de parametrizar e controlar o estado de qualquer cultura ao longo de todo o seu ciclo fenológico, graças à possibilidade de obter sequências temporais de imagens completas de qualquer território mediante sensores aerotransportados, por exemplo em satélites especializados na observação da superfície terrestre, como é o satélite Landsat 8.

Desde um ponto de vista agronómico, o NDVI é um indicador
OBJETIVO da resposta de qualquer cultura às condições da sua envolvente ambiental (o que inclui nutrientes e água disponíveis, eventos meteorológicos, pragas, doenças,... ) e à gestão agronómica que fazemos destas culturas.

Dispor da evolução temporal do NDIV para qualquer cultura e
em qualquer zona do território, representada mediante curvas de NDVI, permite-nos, a partir deste histórico de referência, construir um sistema de avaliação tanto da gestão agronómica como da detecção de problemas e incidências relacionadas com a envolvente ambiental da própria cultura.

Actualmente podemos seguir, em tempo real, a evolução temporal das nossas culturas, detectar a heterogeneidade intraparcelar, comparando a informação com outras parcelas, graças aos sistemas web-GIS que incorpora imagens e dados procedentes da Teledetecção Bayer, concretamente do sistema SPIDERwebGIS, incorporado na plataforma de serviços de Bayclubes de Bayer CropScience Portugal.

Entre as aplicações deste serviço de Teledetecção Bayer, para a melhoria da gestão agronómica, no caso da Vinha, estão:

◘ A determinação de variabilidade intraparcelar
◘ A parametrização e zonificação da cultura na parcela para a gestão e vindima selectiva: diferenciando zonas dentro das parcelas segundo a sua qualidade e rendimento.
◘ A detecção, seguimento e quantificação de irregularidades e incidências.
◘ A determinação das necessidades de água.
◘ A validação de melhorias na gestão
◘ A determinação de necessidades de nitrogénio

Actualmente existem já muitos gestores e agricultores conscientes do potencial que a Teledetecção fornece, mas no entanto ainda, são poucos, aqueles que a integram nas diferentes actividades que desenvolvem.

As novas imagens, serviços e produtos, como é o serviço de
Teledetecção Bayer integrado na extranet BayClubes, apresentam um futuro optimista na integração real da teledetecção na agricultura em geral, e na vinha em particular.

Bayer Teledetecção: imagens de satélite de parcelas!