Notícias

Bayvitis Vinhas de Referência do Mundo: Argentina!

18/03/2016
Bayvitis Vinhas de Referência do Mundo: Argentina!

Foi com o intuito de aprender viajando através da vitivinicultura de Mendoza na Argentina, que se realizou de 23 a 29 de Novembro de 2015, mais uma edição das viagens Bayvitis “Vinhas de referência do Mundo”

Aprender Viajando!

A Argentina é, indiscutivelmente, um dos países do novo mundo onde nos últimos anos a vitivinicultura mais se tem desenvolvido, quer do ponto vista produtivo, quer tecnológico, quer quanto à sua importância no mercado mundial.

Com uma área de vinha de 226 mil hectares, cerca de 3 % da área mundial (Quadro I )., a Argentina é o 5º produtor mundial de vinho, com uma produção de cerca de 15.2 milhões de hl (Quadro II) e o 10º exportador, com cerca de 2.6 milhões de hl, exportando para países como os EUA (38%), Canadá (9%), Reino Unido (8%) ou Brasil (5%).

As principais castas da viticultura argentina são europeias, predominantemente de origem francesa e espanhola destacando-se nas Tintas: Malbec, Bonarda, Cabernet Sauvignon, Shiraz, Merlot e nas Brancas: Pedro Gimenez, Torrontés Riojano, Chardonay, Chenin Blanc . (quadros...)

A principal região produtora de vinho argentino, é a região de Mendoza denominada de “a terra do Sol e do Vinho, onde se concentra mais de 70 % da área do país, com cerca de 160 mil hectares de vinha.

Com um “terroir” caracterizado por solos de baixa fertilidade, dias ensolarados e baixa humidade, noites frias de montanha, em que a cordilheira dos Andes funciona como uma barreira contra as chuvas provenientes do pacífico, criando um microclima próprio de altitude, que leva a produções de baixo rendimento, mas de grande concentração, originando vinhos de carácter intenso.

Foi com o intuito de aprender viajando através da vitivinicultura de Mendoza na Argentina, que se realizou de 23 a 29 de Novembro de 2015, mais uma edição das viagens Bayvitis “Vinhas de referência do Mundo”, em que alguns dos mais importantes membros do Clube Bayvitis foram convidados a conhecer a Argentina, através de uma viagem guiada com a colaboração da Bayer Crop Science Argentina.

Esta iniciativa enquadrou-se dentro da filosofia do Clube Bayvitis, como clube de viticultores, de promover a transferência de conhecimentos, a troca de experiências e o intercâmbio de ideias através do contacto com diferentes realidades culturais, económicas, vitícolas e enológicas, tanto a nível nacional, como internacional.

Nesta viagem pela Viticultura Argentina os membros do Clube Bayvitis tiveram a oportunidade de conhecer alguns dos maiores produtores da Argentina como: Doña Paula, Bodega Pulenta, Bodega Los Toneles, Bodega Catena Zapata, Bodega Norton e Finca Flinchman; contactar com enólogos afamados como Javier La Forte, Estela Perinetti, Pablo Bassin e Cristian Moor, prestigiados viticólogos como Ivan Murciano, Ernesto Badja ou Cecilia Acosta; visitar os vinhedos de castas europeias como Cabernet, Syrah, Merlot, Sauvignon Blanc ou a casta icónica da viticultura argentina Malbec. Puderam ainda provar alguns dos seus mais emblemáticos vinhos como “Dona Paula Los cardos”, “Dona Paula Estate Malbec”, Pulenta Sauvignon Blanc“ , Pulenta Gran Corte“ , “Tonel 22 Varietal Plus”, “Tonel 46 Reserva”, “Finca La colonia”, “Norton Malbec” , “Trapiche” , “Nicolas Catena Cabernet sauvignon Malbec”, “Cheval des Andes Malbec” , “Finca Flinchman Malbec “ , “Finca Flinchman Shiraz “.

Para além de um intenso programa técnico, os participantes tiveram também a oportunidade de visitar a bela cidade de Buenos Aires ou cidade dos «bons ares, capital da Argentina e a segunda maior área metropolitana da América do Sul com cerca de 13 milhões de pessoas, terra do tango e de “portenos” famosos, como o poeta Jorge Luis Borges, Eva Péron, ou Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco.

No final, o sentimento geral, que transpareceu nos testemunhos dos participantes, do enorme êxito social, cultural e técnico desta iniciativa Bayvits: Vinhas de Referência do Mundo, através da troca de experiências e de conhecimentos com a realidade da cultura e da vitivinicultura Argentina .

Bayvitis Vinhas de Referência do Mundo: Argentina!
Bayvitis Vinhas de Referência do Mundo: Argentina!