Notícias

Nova praga de quarentena - Tomato Leaf Curl New Delhi Virus (ToLCNDV)

03/01/2020
Nova praga de quarentena - Tomato Leaf Curl New Delhi Virus (ToLCNDV)

No passado dia 14 de dezembro, o vírus ToLCNDV (Tomato Leaf Curl New Delhi Virus), já identificado na região do Algarve e Açores, foi classificado como praga de quarentena.

Este vírus ataca cucurbitáceas e solanáceas como o tomate, curgete, melão e pepino, sendo transmitido por adultos de mosca branca (Bemisia tabaci) de forma persistente e circulativa, ou seja, alimentando-se de uma planta infetada e tronando-se transmissor do vírus, um individuo tem a capacidade de infetar todas as plantas de que se alimentar de seguida. As infestantes Dactura stramonium e Solanum nigrum atuam como repositórios do agente. Há também referências à possibilidade de transmissão por semente.

A DGAV divulgou informações sobre este vírus disponiveis no link abaixo. Segundo estas informações, os sintomas mais comuns são um desenvolvimento lento, plantas atrofiadas com entrenós curtos, estrias necróticas ao longo das hastes e talos das flores e dos frutos, redução do nº de flores e de frutos e queda dos frutos.

Em caso de suspeita de infeção da cultura por este vírus, deverá contactar o Serviço Fitossanitário da Direção Regional de Agricultura e Pescas da sua região.