Notícias

Bayer atribui 160 milhões de dólares ao ‘Compromisso Fome Zero’

27/05/2022


  • Objetivo é alcançar a ‘Fome Zero’ na Ásia, África e América Latina até 2030

  • O compromisso inclui um grande investimento em sementes de vegetais e arroz, projetos que já fazem parte dos planos de sustentabilidade mais amplos da empresa

  • A Bayer trabalhará para aumentar a produtividade sustentável de 100 milhões de pequenos agricultores, através da sua capacitação e do acesso a produtos agrícolas e a conhecimentos especializados até 2030



Carnaxide, 27 de maio de 2022 – À semelhança de outras empresas do setor privado, a Bayer assinou o ‘Compromisso Fome Zero’ (Zero Hunger Private Sector Pledge) e anunciou que irá atribuir 160 milhões dólares para ajudar a acabar com a fome global. O compromisso, firmado na Cimeira sobre Sistemas Alimentares da ONU de 2021 e no compromisso da Aliança Fome Zero (Zero Hunger Coalition), reconhece a necessidade de governos e setor privado trabalharem em conjunto para acabar com a escassez de alimentos. Todas as empresas envolvidas comprometem-se a investir dinheiro, recursos e conhecimento nas regiões onde desenvolvem a sua atividade, em particular nas áreas que geram maior preocupação. Os esforços da Bayer nesta matéria serão canalizados para comunidade na Ásia, África e América Latina.

"Na Bayer, onde trabalhamos todos os dias para realizar a nossa visão ‘Saúde para todos, Fome para ninguém’, é angustiante saber que uma em cada 10 pessoas, em todo o mundo, vai para a cama com fome. Esta crise afeta-nos a todos e é necessário o apoio de todos para a resolver. Este compromisso reforça ainda mais o propósito da Bayer de ajudar a acabar com a fome, sendo que todos os nossos investimentos e operações comerciais estão alinhados com este objetivo", sublinhou Rodrigo Santos, membro do Conselho de Administração da Bayer AG e Presidente da Divisão de Crop Science, que irá apresentar o compromisso da Bayer no Fórum Económico Mundial, em Davos.

Como líder global no setor da agricultura, que se dedica ao progresso da agricultura sustentável em benefício dos agricultores, consumidores e do planeta, a Bayer impulsiona o ‘Compromisso Fome Zero’ a vários níveis: ajudando os pequenos agricultores a aceder a sementes que resultam da mais recente tecnologia, educando as comunidades sobre práticas agrícolas sustentáveis, fornecendo soluções agrícolas, e apresentando novas oportunidades geradoras de rendimentos.

Mais de metade do investimento da Bayer em sementes e I&D é para apoiar os pequenos agricultores


Os pequenos produtores desempenham um papel crucial na erradicação da fome, pelo que as sementes de alta qualidade são essenciais para a sua capacidade de produzir alimentos seguros e nutritivos para as suas comunidades. Através do compromisso agora assumido, a Bayer vai investir mais de 100 milhões de dólares em investigação e desenvolvimento para fazer chegar sementes de qualidade, essenciais para as dietas locais, às mãos dos pequenos agricultores. Estes terão também acesso a soluções agrícolas inovadoras, concebidas para reduzir as perdas no campo e pós-colheita. O envolvimento da Bayer engloba ainda a doação de sementes a organizações sem fins lucrativos para ajudar a combater a fome e promover o aumento do consumo de frutas e vegetais.

Parte substancial do compromisso aplicado em soluções híbridas de arroz


Atualmente, cerca de 3,5 milhões de pequenos agricultores na Ásia já beneficiam do trabalho pioneiro que tem vindo a ser desenvolvido pela Bayer no arroz híbrido. Um projeto que será agora reforçado, com a atribuição adicional de mais de 50 milhões de dólares para o arroz híbrido Arize, e que permitirá abastecer ainda mais agricultores com sementes concebidas para garantirem melhor rendimento e, em simultâneo, otimizarem a eficiência da água e do azoto.

A restante verba alocada pela Bayer a este compromisso será investida através
de parcerias e programas adicionais. No âmbito do projeto ‘Better Life Farming’, a empresa em conjunto com os seus parceiros Netafim e International Finance Corporation, irá disponibilizar soluções agrícolas, aconselhamento agronómico e boas práticas agrícolas aos produtores rurais. Em parceria com o Inter-American Institute for Cooperation, a através do programa BayG.A.P., a Bayer ajudará os agricultores a obterem certificação e facilitará a sua ligação à cadeia de valor alimentar. Já o Modern Breeding Project, em colaboração com o International Institute of Tropical Agriculture, utilizará o financiamento da Bayer para apoiar práticas sustentáveis, bem como programas de educação e formação. Só este projeto deverá beneficiar mais de 100 milhões de pequenos agricultores que cultivam cerca de 60 milhões de hectares nas zonas húmidas e semiáridas da África subsaariana.

"Na Bayer, vamos continuar a rever e reavaliar formas de ajudar a combater a escassez de alimentos. Não existe uma solução única para todos na agricultura, mas ao estabelecer parcerias com produtores e outros empenhados neste compromisso, todos teremos a maior oportunidade de acabar com a fome mundial", conclui Rodrigo Santos.

Sobre a Bayer
A Bayer é uma empresa multinacional com competências chave nos campos da ciência da vida, em saúde e nutrição. Os seus produtos e serviços são projetados para ajudar as pessoas e o planeta a prosperar, contribuindo para a descoberta de soluções para superar os principais desafios apresentados por uma população mundial em envelhecimento e crescimento constantes. A Bayer está comprometida com os princípios do desenvolvimento sustentável e focada em gerar um impacto positivo com os seus negócios. Simultaneamente, o Grupo pretende aumentar a sua rentabilidade e criar valor através da inovação e crescimento. As marcas da Bayer são sinónimo de confiança, fiabilidade e qualidade em todo o mundo. No ano fiscal de 2021, o Grupo empregava cerca de 100 mil pessoas e faturou 44,1 mil milhões de euros. O investimento em Investigação e Desenvolvimento chegou aos 5,3 mil milhões de euros. Para mais informações, visite www.bayer.pt

Bayer: Science For A Better Life