Problemas

Doença

Escoriose

Produtos

Conheça os produtos BayerCS a aplicar

Fungicida



Sintomatologia

◘ Na Primavera este fungo é, facilmente, identificável pelo aparecimento de pequenas lesões negras, arredondadas ou lineares, mais ou menos profundas nos entrenós da base dos pâmpanos.

◘ As folhas e os cachos podem evidenciar também uma sintomatologia idêntica. Nas folhas observam-se pontuações negras com uma auréola amarela que podem ser confundidas com os sintomas da acariose.

◘ No Verão, após a evolução dessas lesões surgem necroses acastanhadas, estriadas ou fusiformes, mais ou menos profundas.

◘ No Outono e na época da poda é possível observar um esbranquiçamento cortical dos sarmentos a partir da base e a presença nessa zona de numerosos picnídios de cor negra. Os gomos basais morrem. A base dos sarmentos pode apresentar-se fendilhada.


Biologia

◘ A conservação desta doença de um ano para o outro é assegurada pelos picnídios formados nos sarmentos durante o Outono-Inverno e pelo micélio hibernante nos gomos da base dos sarmentos.

◘ Em condições de grande humidade (chuvas, água do "choro" das videiras) os picnídios emitem cirros brancos gelatinosos de esporos que podem penetrar nos órgãos herbáceos.

◘ As infecções primárias são favorecidas pelo tempo fresco e chuvoso. A água é essencial, mas não indispensável, à germinação dos picniósporos, a qual ocorre quando os pâmpanos têm entre 2 e 25 centímetros. A incubação dura cerca de 3 a 4 semanas, período a partir do qual se começam a observar os sintomas da escoriose.

◘ A temperatura exerce uma acção negativa na incidência desta doença. A escoriose é uma doença que não se dissemina com facilidade pela água da chuva ou pelo vento, ocorrendo numa vinha "em manchas".

◘ A enxertia de varas doentes e a poda parecem ser as principais causas de propagação da doença.


Imagens


Medida de Combate

◘ Os tratamentos devem ser efectuados durante o período de repouso vegetativo.

◘ Após a rebentação intervir com fungicidas homologados nos estados fenológicos de ponta verde e folhas separadas.


Informações Complementares

◘ Esta doença é causada pelo fungo Phomopsis vitícola e foi registada na Europa em 1961.

◘ Os maiores prejuízos são causados pela inviabilização dos gomos na base dos sarmentos.

◘ Todas as castas apresentam susceptibilidade à escoriose.

◘ Os sistemas de condução e as tecnologias de cultivo que aumentem o vigor das cepas favorecem os ataques de escoriose.


Soluções BayerCropScience

Cultura Produto
Videira (uva de mesa e uva de vinho) Enxofre Bayer 80 WG
Videira (uva de mesa) Rhodax Flash
Videira (uva para vinificação) Rhodax Flash