Problemas

Praga

Mosca da fruta

Produtos

Conheça os produtos BayerCS a aplicar

Insecticida



Espécie
Ceratitis capitata
Família
Trypetidae
Ordem
Diptera

Sintomatologia

◘ É uma praga muito polífaga que ataca a maior parte das fruteiras.
◘ Só ataca frutos perto da maturação.
◘ Nestes observa-se uma descoloração da epiderme e uma pequena mancha mole na qual é possível encontrar a larva.
◘ Causa graves perdas de produção.


Biologia

◘ Possui 6 a 8 gerações anuais.
◘ Hiberna sob a forma de pupa no solo, a poucos centímetros de profundidade, tolerando baixas temperaturas. As pupas, em forma de barril com 4-5 mm, são de cor castanha, apresentando-se revestidas com a exúvia que resultou da última muda.
◘ Na Primavera, os adultos procuram espécies susceptíveis onde ocorre a fecundação das fêmeas. O adulto é uma pequena mosca com 4-5 mm, de cores vivas, amarelo, branco e negro. Os olhos são verdes, o tórax cinzento com manchas negras, o abdómen listado com faixas amarelas e negras. Esta parte do corpo é cordiforme e termina nas fêmeas num oviscapto agudo adequado à perfuração dos frutos para efeito da postura sub-epidérmica de 6-10 ovos alongados brancos. As asas são transparentes hialinas com faixas cinzentas, amarelas e amarelo-acastanhadas. Quando em repouso apresentam-se divergentes o que lhes dá um aspecto muito característico. O macho diferencia-se da fêmea por possuir na frente da cabeça 2 sedas terminadas num paleta em forma de lôsangulo.
◘ As fêmeas (postura de aproximadamente 400 ovos no total) imobilizam-se sobre o fruto onde põem 6-10 ovos (incubação 2-5 dias), que eclodem como larvas.
◘ As larvas são ápodas, de cor esbranquiçadas que se transformam em creme depois de se efectuarem as mudas. Todo os seu desenvolvimento se passa no interior dos frutos. Quando atingem o fim da sua evolução (1 semana) têm 7-9 mm, sendo ponteagudas na parte anterior e truncadas posteriormente, perfuram os fruto e saltam para o solo, no qual se enterram a uma profundidade de 3-5 cm para puparem.
◘ Em condições óptimas uma geração dura 20-21 dias.


Imagens


Informações Complementares

◘ As fêmeas adultas ao picarem os frutos provocam feridas onde se podem desenvolver fungos saprófitos.
◘ As larvas ao alimentarem-se nos frutos, originam o seu apodrecimento e destruição total, traduzida, também, pela queda antecipada dos frutos atacados.
◘ Geralmente os ataques desta praga, perto da colheita, não são sistemáticos na pereira e macieira, mas são muito graves nos citrinos e pessegueiros.
◘ Em certos anos ou em pomares na proximidade de hospedeiros preferidos pode haver importantes prejuízos se não se proceder ao combate à praga.


Soluções BayerCropScience

Cultura Produto
Ameixeira Decis Trap
Ameixeira Decis EVO
Cerejeira Decis Trap
Citrinos Decis Expert
Citrinos Decis Trap
Citrinos Decis EVO
Damasqueiro Decis Trap
Damasqueiro Decis EVO
Kiwi Decis Trap
Kiwi Decis EVO
Macieira Decis Trap
Macieira Decis EVO
Mangueira Decis Trap
Marmeleiro Decis Trap
Pereira Decis Trap
Pereira Decis EVO
Pereira asiática Decis Trap
Pessegueiro Decis Trap
Pessegueiro Decis EVO
Videira (uva de mesa) Decis Trap
Videira (uva para vinificação) Decis Trap