Problemas

Praga

Bichado 

Produtos

Conheça os produtos BayerCS a aplicar

Insecticida



Espécie
Cydia spp.
Família
Tortricidae
Ordem
Lepidoptera

Sintomatologia

◘ Nos frutos é visível um orifício arredondado de contorno escuro do qual saem os excrementos resultantes da actividade da larva.
◘ No interior do fruto observa-se uma galeria e muitas vezes a presença da larva.Os frutos atacados acabam por cair no solo.


Biologia

◘ Hiberna no estado de larva hibernante dentro de um casulo esbranquiçado (hibernaculum), no solo e nas reentrâncias do tronco junto ao colo.

◘ Na Primavera ocorre a ninfose e os adultos aparecem a partir de Abril (nalguns anos no fim de Março). A actividade dos adultos é crepuscular sendo indispensável que a temperatura ao pôr-do-sol seja superior a 15 ° C. A sua actividade inicia-se quando se atinge aquele valor de temperatura e termina com a noite escura.

◘ É durante aquele período que ocorre a alimentação, o acasalamento e a postura. Os ovos são postos isoladamente nas folhas, nos lançamentos, perto dos frutos e, preferencialmente, sobre estes.

◘ As larvas neonatas levam vida errante na procura dos frutos, antes de iniciarem as penetrações. Estas ocorrem a partir de Maio nos locais de contacto entre dois frutos, entre uma folha e um fruto, na fosseta ou na base do pedúnculo. Por vezes a penetração pode ocorrer numa zona livre do fruto e normalmente é feita em espiral, desenvolvendo a larva uma galeria no sentido das sementes.

◘ Quando a larva completa o seu ciclo abandona o fruto, quer este se encontre na árvore, quer caído no solo. Na evolução do ciclo biológico, e desde que ocorram mais gerações, as populações de larvas hibernantes são constituídas por larvas de vários instares dando origem a diferentes evoluções: ou sofrem ninfose imediata ou entram em diapausa até ao ano seguinte.

◘ O número de gerações de bichado em Portugal pode ser de 3. Na zona da Beira Interior (Fundão) ocorrem 2 gerações: a 1.ª com vôos de Abril a Junho e a 2.ª em voos de Agosto a Setembro. A Sul da Gardunha podem ser detectados estragos provocados por uma 3.ª geração


Imagens


Medida de Combate

◘ Os métodos de previsão do ataque do bichado destinam-se a estudar a sua dinâmica populacional.

◘ Os principais métodos são: temperaturas crepusculares, determinaçâo das curvas de voo (com recurso a armadilhas sexuais e feromonas), observação visual de posturas e penetrações, cintas armadilhas, caixas de eclosão, soma das temperaturas de desenvolvimento. Vingamento - Pré-maturação: observação visual/1000 frutos ao acaso no pomar (20 frutos x 50 árvores).


Informações Complementares

◘ É a principal praga das pomóideas (macieira, pereira e marmeleiro).

◘ Os prejuízos são mais graves em macieira do que em pereira.


Soluções BayerCropScience

Cultura Produto
Ameixeira Decis Expert
Ameixeira Coragen 20 SC
Amendoeira Decis Expert
Amendoeira Decis EVO
Avelã Decis Expert
Avelã Decis EVO
Castanheiro Decis Expert
Castanheiro Coragen 20 SC
Castanheiro Decis EVO
Cerejeira Decis Expert
Damasqueiro Decis Expert
Ginjeira Decis Expert
Macieira Decis Expert
Macieira Coragen 20 SC
Macieira Decis EVO
Marmeleiro Decis Expert
Marmeleiro Coragen 20 SC
Nespereira Coragen 20 SC
Nogueira Decis Expert
Nogueira Coragen 20 SC
Nogueira Decis EVO
Pereira Decis Expert
Pereira Coragen 20 SC
Pereira Decis EVO
Pessegueiro Decis Expert
Pistachio Decis EVO