Problemas

Doença

Moniliose 

Espécie
Sclerotinia fructigena; Monilia fructigena, Sclerotinia laxa; Monilia laxa

Sintomatologia

◘ Afectam as pomóideas e as prunóideas. A Monilia laxa pode atacar todos os orgãos aéreos da macieira, em particular folhas e flores. A Monila fructigena afecta especialmente os frutos.

◘ A Monilia laxa, depois do ataque às flores, atinge o ramo provocando lesões mais ou menos profundas nos tecidos (cancros) que, impedindo a circulação da seiva, originam a sua morte.

◘ As flores tornam-se acastanhadas e acabam por secar. Muitas vezes notam-se aglomerações de folhas e flores completamente destruídas.

◘ Os ataques da mela das flores na floração são mais importantes em prunóideas do que em pomóideas.

◘ A Monilia fructigena ataca os frutos e os ramos. Nos frutos, sob a epiderme, surgem manchas castanhas que vão alastrando e acabam por causar o seu apodrecimento. Com o tempo húmido os frutos atacados caem ou podem permanecer mumificados na árvore.

◘ Quando o tempo decorre quente e seco os frutos podem ficar cobertos "massas" de conídios distribuídos, ou em círculos ao longo do ponto da infecção (M. fructigena), ou distribuídos irregularmente (M.laxa).

◘ Muitas vezes estas contaminações causam graves prejuízos na fruta em conservação.


Biologia

◘ Em Portugal, as formas assexuadas (apotecas) destes fungos são raras e, como tal, não têm uma importância assinalável na disseminação das doenças. Formam-se a partir dos esclerotos nos frutos mumificados ou caídos e apodrecidos, surgem na Primavera e são responsáveis pelas infecções primárias.

◘ Os fungos, em regra geral, causadores de moniliose sobrevivem no pomar pela sua forma conidial (micélio e conídios). O micélio hiberna nas escamas dos gomos, nos cancros dos ramos ou em frutos mumificados que ficam na árvore ou caídos no solo.

◘ Logo que surjam condições favoráveis, os conídios germinam e transformam-se em micélio. Do mesmo modo, o micélio hibernante germina e ambos dão origem a conidióforos e conídios. Estes são transportados pela chuva e pelo vento, caem nos orgãos da planta que, assim, são atacados.

◘ O fungo penetra pelas lesões provocadas pelos acidentes climáticos (chuva, granizo), fungos, insectos e danos mecânicos.

◘ As infecções secundárias sucedem-se em cadeia sempre que ocorra chuva ou humidade e a temperatura se mantenha amena.


Imagens


Soluções BayerCropScience

Cultura Produto
Ameixeira Flint Max
Ameixeira Serenade Max
Ameixeira CupraVit
Ameixeira Luna Experience
Ameixeira Serenade ASO
Ameixeira Teldor SC
Amendoeira CupraVit
Amendoeira Serenade ASO
Cerejeira Flint Max
Cerejeira Serenade Max
Cerejeira CupraVit
Cerejeira Luna Experience
Cerejeira Luna Privilege
Cerejeira Serenade ASO
Cerejeira Teldor SC
Damasqueiro Flint Max
Damasqueiro Serenade Max
Damasqueiro CupraVit
Damasqueiro Luna Experience
Damasqueiro Luna Privilege
Damasqueiro Serenade ASO
Damasqueiro Teldor SC
Ginjeira CupraVit
Macieira CupraVit
Nectarina Serenade ASO
Pereira CupraVit
Pessegueiro Flint Max
Pessegueiro Serenade Max
Pessegueiro CupraVit
Pessegueiro Luna Experience
Pessegueiro Luna Privilege
Pessegueiro Serenade ASO
Pessegueiro Teldor SC